As cinco coisas que você precisa saber sobre como encontrar o trabalho que você quer

“Você tem que encontrar o que ama. E isso é tão verdadeiro para o seu trabalho como é para as pessoas que você ama … Se você ainda não o encontrou, continue procurando. Não se acomode. Como em tudo que diz respeito ao coração, você saberá quando encontrar. “- Steve Jobs, em um discurso de formatura na Universidade de Stanford

Uma das chaves para a felicidade – bem como para a produtividade e eficácia no trabalho – é encontrar um trabalho que você ama, pelo qual seja apaixonado. Um trabalho que você quer fazer, em vez daqueles que você apenas tem que fazer.

Porque se você realmente quiser fazê-lo, nem parecerá que é um trabalho.

Eu finalmente encontrei esse trabalho, ou melhor ainda essa maneira de trabalhar, e no fim deste texto vou detalhar o que faço com paixão, amor, prazer, satisfação.

E eu sou apenas um dentre muitos que alcançou esse ponto – há pessoas em todo o mundo perseguindo seus sonhos, trabalhando com paixão, envolvendo-se profundamente em suas atividades. Você é uma dessas pessoas? Você quer ser uma pessoa assim?

Em primeiro lugar, a dificuldade para muitas pessoas é descobrir que trabalho ou atividade é essa. Não sabem por onde começar e fica parecendo ser uma causa perdida.

Tenha a certeza de que não é. E você pode encontrar esse trabalho, mas vai ter que se esforçar um pouco. Veja aqui o que precisa saber sobre como encontrar o trabalho que você amará:

  1. Ele não vai achar você – você tem que procurá-lo. Fazer, repetir as mesmas coisas de sempre, todos os dias, não é o caminho para encontrar o trabalho de que você goste muito. Se você é uma pessoa de muita sorte, quem sabe este trabalho caia de paraquedas em seu colo… A maioria das pessoas, no entanto, não tem essa mesma sorte – você tem que agir, precisa procurar essa oportunidade.
  2. Você não pode parar de procurar até encontrá-lo. Como disse Steve Jobs, nunca se acomode. Pode ser que você encontre algo que é um pouco melhor do que seu trabalho atual, claro que é melhor … mas não pare por aí. Continue procurando. Não desista da busca.
  3. Você terá que procurar em muitos lugares inusitados. Explore realmente. Tente novos hobbies, novas distrações, novos prazeres. Converse com pessoas que ainda não conhece. Leia artigos na internet, em revistas e livros diferentes daqueles que normalmente lê ou vê. Participe de eventos, ouse, vá conhecer novas oportunidades. A inspiração pode vir de alguém ou de algum lugar que você nunca imaginou.
  4. Você não pode amá-la completamente até se tornar bom na nova atividade. Muito provavelmente você vai saber que vai gostar muito de alguma coisa quando a encontra … mas, nesse ponto, você tem que trabalhar para se tornar cada vez melhor, com todo seu poder, toda sua força. Depois que conseguir se tornar, de verdade, bom naquilo que está fazendo, esse trabalho vai se tornar algo que você não quer parar de fazer porque você terá o sentimento de estar fazendo algo muito, muito bom.
  5. Quando encontrá-lo você tem que se dedicar. Se você encontra o trabalho que ama, você foi premiado, recebeu um dom. Não o desperdice – dedique-se realmente, de coração, nessa atividade. Isso não significa que você deve ignorar as outras coisas que gosta em sua vida, incluindo família e amigos, mas, quando estiver trabalhando dedique-se totalmente a esse trabalho.

 

E, agora, veja o que fazer para encontrar o que gosta de fazer:

  1. Saia da rotina e se atreva a perguntar. Você tem que parar o que está fazendo (talvez não agora mesmo, mas hoje ou amanhã, não é na semana que vem) e ser ousado o suficiente para questionar se gosta mesmo do que faz. E se você não gosta, então do que é que você realmente gosta? E se você não sabe a resposta, vai tentar descobrir?
  2. Invista um tempo pensando sobre isso. É bom levar uma hora ou duas para, de verdade, pensar sobre a questão. Gastar esse tempo vale a pena. Pense realmente sobre o que você gosta, sobre sua vida, sobre o que você quer fazer.
  3. Pense no que você já gosta muito. Você tem passatempos que lhe encantam? O que você gosta de ler? O que gosta de falar com outras pessoas? Há algo que você sempre quis fazer mas desistiu? Algo que quisesse mas teve medo de perseguir?
  4. Quais são seus sonhos? Há algo que você sempre quis fazer na vida? Quase todo mundo tem um sonho desses, em algum momento da vida, mas muitas vezes acha que não é possível realizar. Pense um pouco sobre esses sonhos agora. Acredite, vale a pena, não é simplesmente perda de tempo. Na verdade você já gastou tanto tempo fazendo o que não gosta, não é?
  5. No que você é bom? Quais são seus pontos fortes? Você tem algum talento? Existe algo em que você sempre se destacou? Busque essas coisas. Lembre-se, imagine, pense sobre elas.
  6. Entre em ação. Faça alguma coisa. Se você não fizer nada nunca vai encontrar o que gosta. Começe a pesquisar, comece a fazer ligações, chamadas, marcar reuniões, fazer testes de avaliação de carreira. Procurar. Aja, agora!
  7. Descubra coisas novas. Experimente novos hobbies que lhe pareçam interessantes. Encontre coisas que lhe dêem prazer. Leia sobre coisas novas. Encontre novas maneiras de explorar – rompa com seus padrões, faça diferente.
  8. E quando descobrir alguma coisa interessante, persiga-a. Leia sobre ela, aprenda, experimente, e faça, e torne-se bom nisso. Não tenha medo de seguí-la – o medo é o que impede a maioria das pessoas de encontrar a felicidade.
  9. Então, é hora de entra em ação – de novo. Agora que você aprendeu algo novo e que gostou, dê-lhe uma chance! Você é capaz de fazer essa nova atividade junto com o seu trabalho atual, ou pode desenvolvê-la como um plano “B” ou ter como segunda atividade, nos momentos que não está trabalhando ou, no início, fazer apenas como um hobby. Escreva, faça contato, para pessoas que estão fazendo a mesma coisa para descobrir como começaram. Pesquise em alguns livros na biblioteca e faça algumas pesquisas on-line para saber quais são os primeiros passos que você precisa dar – e, em seguida, dê esses passos! Persiga seus sonhos!
____________

Eu sou engenheiro eletricista (ou como diz a maioria engenheiro elétrico!) e gosto muito do meu trabalho. E depois de muitos, muitos anos de atividade na profissão e fazendo diversas outras coisas descobri que o eu gosto mesmo é de ajudar pessoas!

Vem daí eu sempre ter lecionado em escolas de primeiro e segundo grau, depois 9 anos dando aulas nos cursos de engenharia elétrica e administração de empresas, depois ministrando diversos treinamentos nas muitas empresas onde trabalhei e, ao longo da trajetória como engenheiro, sempre envolvido com o aumento da oferta de energia elétrica com qualidade para a população brasileira.

É uma missão que gosto de levar adiante: ajudar as pessoas a terem acesso à energia elétrica farta, abundante, de qualidade e com o preço mais justo possível.

E gosto de ajudar os amigos, os filhos e mesmo àqueles que ainda não conheço. É muito difícil dar emprego para todo mundo que procura, mas agora encontrei uma forma incrível de ajudar a todo mundo que queira ou necessite.

Minha melhor metade (minha esposa Jucy) engravidou e tivemos trigêmeas, agora com 5 anos de idade, e usou os produtos da Herbalife para voltar a ter o peso de sempre, perdeu 8 kg, 20 cm de abdomem e começou a trabalhar com a empresa a partir de nossa casa.

Eu que sempre a apoiei em todas as suas atividades também usei os produtos, eliminei 19 kg, ganhei mais saúde e disposição e comecei a acompanhá-la nos treinamentos. E descobri que podemos ajudar a todo mundo que queira aumentar a renda oferecendo também a oportunidade de trabalhar, como um plano B ou atividade principal.

Estes últimos 3 anos tem sido uma experiência indescritível. Se antes podíamos fazer doações de determinados valores, hoje podemos ajudar muito mais a quem precisa, pois ganhamos mais dinheiro. Além disso, muitas, muitas pessoas melhoraram a saúde, perderam peso, ficaram mais saudáveis, algumas estão ganhando renda extra, outras acharam uma nova oportunidade de trabalho e todos, todos, estão muito felizes. E mais feliz ainda fico eu que pude ajudar tanta gente a atingir a felicidade.

Critique, comente, conteste ou contribua neste blog. Vamos desenvolver juntos meios de tornarmos o mundo um lugar melhor para a nossa vida e a de nossos filhos.

Saúde e suce$$o!

Raul

“Happiness comes when your work and words are of benefit to yourself and others.” – Buddha

(A felicidade vem quando o seu trabalho e suas palavras ocorrem em benefício próprio e dos outros.)

Marcelo Xavier

Raul,

Boas palavras em um momento cheio de oportunidades mas com poucas chances de sucesso pessoal. Farei essa avaliação que você comenta a respeito do que realmente procuro!

Marcelo